O Cérebro

CérebroÉ uma massa nervosa que se encontra protegida por uma estrutura óssea, a caixa craniana. Diferentemente da medula, a parte interna do cérebro contém substância branca, sendo a exterior o córtex cerebral constituída por substância cinzenta. O córtex é a estrutura nervosa que assegura a superioridade humana, isto é, a enorme capacidade de processar informações e de atribuir significados às situações e aos acontecimentos do mundo.

Estímulo - Qualquer forma de energia, externa ou interna, que alerta ou ativa um recetor sensorial.

Impulso -Tendência para atuar sem deliberação prévia. Fenómeno contrário a um ato voluntário.

Inteligência - Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta - "pegar no ar", "agarrar" o sentido das coisas ou "perceber".

Nervo - Cadeia de neurónios condutores das mensagens nervosas do cérebro aos diferentes orgãos e vice-versa.
 

Neurónio - Célula do sistema nervoso especializada na receção e transmissão de sinais eletroquímicos. Há cerca de 100 milhares  de milhão de neurónios no sistema nervoso humano.

Lesões cerebrais - Lesão no cérebro provocada por um trauma (por exemplo uma pancada forte na cabeça) ou doença (por exemplo entupimento de uma artéria ou rompimento de um aneurisma) que resulta da deterioração da autonomia e do funcionamento cognitivo, físico e emocional.

Sinapses nervosas - Pontos onde as extremidades dos neurónios se encontram e o estímulo passa de um neurónio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. 
 

Sistema nervoso central (SNC) - Parte do sistema nervoso formado pelo cérebro e pela espinal-medula.
 

Sistema nervoso parassimpático - Parte do sistema nervoso neurovegetativo que tem predominantemente uma ação inibidora.
 

Sistema nervoso periférico (SNP) - Parte do sistema nervoso formado pelos nervos. Segundo a função, podem ser sensitivos, motores e mistos.

Sistema nervoso simpático - Parte do sistema nervoso neurovegetativo que tem ação estimulante.

 

Contactos

psicozedafruta goncaloarp@hotmail.com