3º Período
Adquirido
Característica que o indivíduo possui em resultado da aprendizagem ou ação do meio. Opõe-se ao inato.
Afetividade
Conjunto de emoções e sentimentos que um indivíduo pode experimentar nas diferentes situações em que vive.
Afetos
Predisposição do indivíduo para reagir de modo penoso ou agradável nas relações de vinculação que estabelece com as pessoas ou com outros elementos do mundo que o envolve.
Afiliação
Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
Ambivalência
Coexistência de sentimentos ou atitudes opostas (amor/ódio; aproximação/rejeição) em relação ao mesmo indivíduo ou objeto.
Amnésia
Designa uma perda grave da memória, geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória semântica. O seu caráter patológico distingue-a do vulgar esquecimento. De entre múltiplas formas de que pode revestir-se destacamos apenas dois tipos: amnésia anterógrada (perda dos conteúdos anteriores ao acontecimento que deu origem à perda ou enfraquecimento da função mnésica); amnésia retrógrada (incapacidade de memorizar conteúdos posteriores ao acontecimento que deu origem á perda ou enfraquecimento da função mnésica).
Ansiedade
Processo emocional de tonalidade desagradável, caracterizado pela sensação de mal-estar, inquietude, insegurança. Na sua forma intensa, persistente e repetitiva, constitui um dos sintomas mais significativos de um grande número de perturbações psicológicas.
Atenção
Focalização da perceção, de modo prolongado, sobre um conjunto de estímulos em detrimento de outros. Processo que assegura a seleção da informação, com vista à elaboração de respostas adequadas. As principais perturbações de atenção são a distração (atenção flutuante entre situações) e a dispersão (incapacidade de concentração numa situação).
Autorregulação
Conjunto de meios psíquicos e comportamentais que um indivíduo interpõe entre uma agressão e o seu organismo; mecanismos de ajustamento em direção a um objeto.
Codificação
Processo pelo qual um estímulo físico (visual, auditivo, tátil, olfativo ou gustativo) é transformado numa representação mental (imagem), que pode ser armazenada na memória.
Conduta
Termo usado por diversas correntes da psicologia para designar o comportamento, não apenas na sua dimensão exteriormente observável, mas também nas suas componentes processuais internas e mentais.
Criatividade
Habilidade para descobrir soluções novas, invulgares e adequadas a uma situação nova ou problema.
Desenvolvimento
Conjunto de transformações por que passa um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida (da geração até à morte). É um processo multidimensional (físico, fisiológico, psicológico e social).
Dissociação
Designa a rutura da unidade psíquica da mente, presidindo esta, no sujeito normal, à integração harmoniosa dos diferentes campos. Personalidade, cognição, emoção, comportamento. Este termo não deverá ser confundido com dissonância (termo associado è esquizofrenia).
Emoção
Reação súbita agradável ou desagradável, geralmente de curta duração e de grande intensidade, a um acontecimento inesperado, que interfere na relação que o sujeito estabelece com a realidade.
Evocação
Operação da memória pela qual o sujeito recorda um acontecimento do passado ou um objeto anteriormente percebido, isto é, recupera informação previamente armazenada, com o objetivo de a utilizar na situação atual. Implica esforço de procura do material armazenado.
Imagem
Representação mental (visual, auditiva, tátil, olfativa ou gustativa).
Imagem mental
Estrutura psíquica que se assemelha ao objeto ou acontecimento que está a ser representado.
Imaginação
Capacidade de criação de realidades possíveis, sendo condição fundamental da vida mental. Descobre, explora e cria explicações e sentidos.
Inato
Característica que o indivíduo apresenta à nascença, de forma manifesta ou latente, e que não resulta da aprendizagem ou de outra ação do meio. Opõe-se a adquirido.
Inteligência
Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta: "pegar no ar", "pegar" o sentido às coisas ou "perceber".
Metacognição
Designa ao mesmo tempo os conhecimentos a propósito da própria cognição e os processos e estratégias de regulação da cognição.
Mente
Estrutura organizativa dos processos psíquicos. Entidade que nos permite pensar, sentir, agir com finalidades, intenções, com uma natureza autorreflexiva.
Pensamento
Designação genérica de uma série de atos mentais cuja finalidade é a resolução de problemas, a tomada de decisões e a representação da realidade.
Perceto
Representação mental de um estímulo que é percebido.
Profundidade
Designa, quando aplicada à perceção, a distância de algo percebido relativamente ao observador.
Repetição
Estratégia para convencer a informação na memória a curto prazo, ou para transferi-la para a memória a longo prazo, mediante reprodução sistemática e reiterada da informação.
Sentimento
Estado afetivo agradável ou desagradável, de grande estabilidade e média intensidade, com papel moderador nas relações que o sujeito estabelece com as pessoas e com outros elementos do mundo.
Significado
Interpretação; sentido; atribuição.
Traço mnésico
Marca deixada por uma informação no sistema nervoso central (memória); pode ser permanente ou temporária.
Unificar
Tornar uno ou unido; reunir várias partes num todo único e organizado; fazer convergir para um só fim ou objetivo.
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